Shafiq parabeniza Mursi por sua vitória nas eleições presidenciais egípcias

domingo, 24 de junho de 2012

O general reformado Ahmed Shafiq, derrotado no segundo turno das eleições presidenciais egípcias, parabenizou o islamita Mohammed Mursi por sua vitória, segundo informou a campanha do ex-candidato.

Shafiq, que obteve 48,3% dos votos, contra 51,7% de Mursi, desejou ao presidente eleito "êxito em sua missão", que classificou de "difícil".

O porta-voz de Shafiq, Ahmed Sarhan, anunciou em sua conta de Twitter que o ex-militar enviou uma mensagem de felicitação a Mursi para desejar "êxito na difícil missão encomendada pelo povo egípcio".

A mensagem do último primeiro-ministro do regime de Hosni Mubarak ocorreu pouco depois de Mursi realizar seu primeiro discurso à nação após ser proclamado sua vitória.

Em sua intervenção, o islamita disse que será "o presidente de todos os egípcios" e assegurou que seu país manterá todos os acordos internacionais já estipulados.

O equilibrado resultado mostra a divisão entre os egípcios e o temor de parte da população de que a Irmandade Muçulmana transforme o Egito num estado islâmico.

Entre os principais desafios que enfrenta Mursi está a busca de um equilíbrio com a Junta Militar, que prometeu entregar o poder ao presidente eleito antes de 30 de junho.

Apesar da vitória de Mursi, a Irmandade Muçulmana assegurou que continuará com suas manifestações na praça Tahrir, no Cairo, contra as últimas decisões adotadas pela cúpula militar.

Os manifestantes protestam contra as emendas constitucionais aprovadas pela Junta Militar, que aumentaram suas prerrogativas executivas, e contra a dissolução da Câmara Baixa do Parlamento ordenada pelo Tribunal Constitucional.

EFE

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 - Canal 9 News | Em uso no Blogger