Inadimplência seguirá em baixa, afirma Bradesco

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

SÃO PAULO - Os executivos do Bradesco esperam uma melhora dos índices de inadimplência do banco ao longo deste ano. Segundo eles, o pico dos calotes após a crise financeira ficou mesmo no terceiro trimestre de 2009.

Apesar de ainda não ter fechado a projeção para o exercício, o vice-presidente executivo do Bradesco, Domingos Abreu, disse hoje que o índice de inadimplência do banco - que considera atrasos superiores a 90 dias - deverá cair para perto de 4% até dezembro de 2010.

" Mas isso é mais um sentimento do que um número baseado em dados " , afirmou o executivo durante teleconferência com a imprensa sobre o resultado da instituição financeira no último trimestre do ano passado.

Em dezembro passado, o índice geral de inadimplência do Bradesco marcou 4,9%, interrompendo três trimestres seguidos de alta. Em setembro, pico dos atrasos após a crise, o índice foi de 5%.

Abreu destacou que o cenário favorável faz o banco não vislumbrar a necessidade de reforços das provisões para as dívidas de difícil liquidação no curto prazo. " Podemos reforçar a crença de que o pior nas necessidades de provisionamento já aconteceu " , comentou.

Ele ainda destacou que a inadimplência no segmento de pessoa física - de 7%, descontando os efeitos da incorporação do Banco Ibi - já retornou aos patamares do primeiro trimestre de 2009. Os calotes das empresas deverão " em breve " retornar aos níveis pré-crise, assinalou.

Após as restrições de crédito vistas nos períodos mais difíceis da crise, o Bradesco diz que espera um crescimento entre 21% e 25% da carteira de crédito neste ano.

No evento, Abreu disse que o índice de Basileia do banco, de 17,8%, permite ao Bradesco praticamente dobrar sua carteira de empréstimos. O índice mede a relação do patrimônio do banco com seus ativos, revelando o nível de alavancagem das instituições financeiras. De acordo com as normas do Banco Central (BC), as instituições financeiras devem operar com um Basileia mínimo de 11%.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 - Canal 9 News | Em uso no Blogger