Nazista mais procurado do mundo está na Hungria

domingo, 15 de julho de 2012

O diretor do escritório do Centro Wiesenthal de Israel, Efraim Zuroff, divulgou neste domingo, 15, que o criminoso nazista mais procurado do mundo foi encontrado na Hungria. Laszio Csatary, de 97 anos, foi reconhecido e fotografado em Budapeste, capital húngara. Ele é acusado de ser cumplice da morte de 15.700 judeus durante a II Guerra Mundial.

Csatary foi localizado depois que um informante anônimo forneceu dados sobre a localização do nazista, em troca ele recebeu US$ 25 mil do Centro. A promotoria de Budapeste, avisada em setembro de 2011, ainda não confirmou a notícia. O vice-procurador da cidade, Jen Varga, contudo, frisou que há investigações em andamento.

Criminoso de guerra mais procuraco do mundo, Laszio Csatary foi chefe da polícia no gueto de Kosice, na então Tchecoslováquia. Da cidademilhares de judeus foram mortos ou enviados para o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. Condenado à morte em 1948, fugiu para o Canadá.

A identidade canadense de Csatary foi descoberta há 15 anos, mas ele voltou a desaparecer, sendo localizado desta vez na Hungria.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 - Canal 9 News | Em uso no Blogger