Rio+20: Brasil leva "Fóssil do Dia" por atrasar negociações

domingo, 17 de junho de 2012

Os países que mais obstaculizam as negociações da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio+20 são "diferentes" no final de cada jornada com o "Prêmio Fóssil do Dia", que neste domingo foi para o Brasil, o anfitrião, segundo as ONGs autoras da iniciativa.

O primeiro "Fóssil do Dia" na Rio+20 foi dado na quinta-feira para os Estados Unidos "por seu compromisso... em não ter compromissos reais" e por "se negar a conceder novos fundos para iniciativas de desenvolvimento sustentável", assinalaram as organizações promotoras do prêmio.

O "Fóssil do Dia" é tradicional nas negociações internacionais sobre meio ambiente e é outorgado de maneira cômica por uma aliança de ONGs agrupadas na Climate Action Network (Rede de Ação Climática) e pela campanha mundial TckTckTck.

Sexta-feira, o prêmio foi para o Canadá "por sua oposição ao financiamento de uma economia verde e a obstrução das principais iniciativas para proteger os oceanos e a pesca sustentável", entre outros pecados.
A Argélia, como presidente do G77, recebeu o "Fóssil do Dia" no sábado "por seus movimentos para falar contra o compromisso e a participação efetiva da sociedade civil (entre ela as ONGs) na implementação do desenvolvimento sustentável".

O Brasil, que no sábado assumiu a condução das negociações do documento final da cúpula, para o qual preparou um "texto consolidado" e resumido da minuta inicial, foi premiado neste domingo, dia no qual, segundo os organizadores, os diálogos estiveram cheios de "fósseis".

Segundo as ONGs, o Brasil obteve o primeiro lugar "por apresentar um novo projeto de texto fraco" com o qual parece que o país anfitrião "está perdendo a oportunidade de ser uma força para elevar a ambição, a altura das esperanças e a confiança que o mundo pôs sobre seus ombros".

O segundo lugar foi partilhado por Arábia Saudita e Venezuela "por tentar salvar subsídios prejudiciais aos combustíveis fósseis", e à União Europeia, Estados Unidos e outros países desenvolvidos "por ir com os bolsos vazios a discutir planos que precisam de financiamento".

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 - Canal 9 News | Em uso no Blogger