Israel desloca tropas para a fronteira com Egito

segunda-feira, 18 de junho de 2012

O exército israelense enviou nesta segunda-feira tropas com tanques para a fronteira com o Egito, desrespeitando o acordo de Camp David, informou o jornal israelense Haaretz.

Tropas israelenses patrulham a região, na fronteira com o Egito (Foto: Amir Cohen/REUTERS)

Segundo as forças armadas israelenses, a medida foi tomada depois de um ataque de milicianos egípcios contra Israel, que provocou a morte de três pessoas. O ataque era contra trabalhadores israelenses que estão construindo um muro entre os dois países.

A decisão do exército viola o acordo de Camp David, assinado entre os dois países em 1978, o primeiro acordo de paz entre Israel e um país árabe. O documento obriga os dois países a manter suas fronteiras desmilitarizadas. Esse tratado tem se mostrado cada vez mais frágil desde a queda do ex-presidente egípcio Hosni Mubarak, em 2011.

Deslocamento - Após a ação, Israel descolou tanques para a região e houve um tiroteio com os milicianos, causando a morte de um deles. Segundo a tenente-coronel Avital Leibovich, porta-voz do Exército israelense, o segundo homem teria falecido em consequência da detonação dos explosivos que levava.

Mais tarde, o Exército iniciou uma perseguição para encontrar o terceiro miliciano que participou do ataque e manteve as autoridades em xeque durante várias horas.

Desde o início de 2012, 280 foguetes foram disparados de Gaza contra Israel, dez deles em junho, contabiliza Israel.

Veja

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 - Canal 9 News | Em uso no Blogger