O encontro terá a participação de representantes de outros órgãos de governo, além de prefeitos e secretários de 40 municípios prioritários para o combate à doença no Estado
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reúne-se com o vice-governador João Lyra Neto, na manhã desta sexta-feira (19), para discutir ações de controle da dengue no Estado. O encontro será no Palácio do Campo das Princesas e terá a participação de representantes de outros órgãos de governo, além de prefeitos e secretários de Saúde de 40 municípios prioritários para o combate à dengue em Pernambuco.
Na semana passada, o Governo estadual lançou um plano de combate à dengue, com ações concentradas em três frentes: educação em saúde nas escolas, visita de mobilizadores às residências e colocação de coberturas para reservatórios de água. No total, devem ser investidos R$ 2,8 milhões.
Até outubro de 2010, foram notificados 51.629 casos de dengue no Estado, distribuídos em 174 municípios. Houve aumento de 600% dos casos, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os três municípios com maior concentração de pacientes são Recife, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes.
Segundo o Ministério da Saúde, 16 municípios estão em risco de surto da dengue no País. Desse total, 12 são nordestinos, o que significa que 3,9% dos imóveis analisados registraram infestação. A identificação se deu por uma nova ferramenta que avalia o risco de epidemias, o Risco Dengue, lançado em 1º de setembro deste ano pelo MS e pelos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais (CONASS) e Municipais (CONASEMS).
A nova ferramenta combina cinco critérios: incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo mosquito transmissor, tipos de vírus da dengue em circulação, densidade populacional e cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo. Ela reforça o caráter intersetorial do controle da dengue e permite aos gestores locais de Saúde intensificar e antecipar as diversas ações de prevenção nas áreas de maior risco.
0 comentários:
Postar um comentário