O SBT realiza há mais de um ano testes em universidades, agências de propaganda, associações e focus group com consumidores, para implementar a tal esperada interatividade para TV digital no Brasil.
Para isso, a rede desenvolve uma versão 2.0 do portal interativo, ainda sem data prevista para o lançamento. Além de buscar interagir com o telespectador, a emissora de Silvio Santos quer aliar a digitalização às redes sociais, sucesso no ambiente digital brasileiro. “Para que isso aconteça, será necessário, por exemplo, identificar o receptor, um a um, pelo número IP, ou outro recurso que permita identificar o usuário sem ferir sua privacidade, respeitando sua individualidade e o seu anonimato”, diz Roberto Franco, diretor de tecnologia e operações da emissora.
O diretor revela que os estudos sobre comportamento das pessoas com a interatividade, realizados pela emissora, os fizeram aprender muito e atingir um modelo de conteúdo interativo bom para iniciar a oferta. "Será possível consultar informações sobre a novela no meio do jornal, ou notícias no meio da novela”, explica.
O conceito lembra muito o de um portal. No entanto, a emissora diz que a interatividade não é igual a do cabo, nem igual à da internet. Segundo ele, "houve o cuidado de não copiar nenhum modelo de operação existente".
O SBT aposta na interatividade e trabalha firme para atrair o telespectador para a TV Digital. “Colocaremos a interatividade no ar, mesmo que para um público pequeno, pois acreditamos que, apesar de todas as críticas, o modelo brasileiro de TV Digital é o que mais beneficia o telespectador”, argumenta Franco.
A rede de Silvio Santos experimentou mudanças na interface do portal interativo a cada programa. Porém, constatou que as alterações poderiam confundir o telespectador e, por fim, decidiu adotar uma aplicação única o para acesso às informações.
A interação é feita através do controle remoto, mas a aplicação está preparada para o uso de outros dispositivos, como teclados.
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