Chuva no dia de São José é sinal de fartura, acreditam agricultores

sexta-feira, 19 de março de 2010

No dia de São José, comemorado nesta sexta-feira (19), a chuva é sinal de que a safra vai ser boa. Para produtores nordestinos, a tradição para uma colheira farta é levada a sério, e os pedidos para o santo começam logo cedo.

Na igreja de Fortaleza, a primeira missa desta sexta estava cheia de fiéis. Somente em um santuário serão realizadas cinco missas em homenagem a São José ao longo do dia. Depois de muito tempo, a capital cearense amanheceu com chuva nesta sexta.

A tradição não é crença somente do campo. Na cidade, muitas pessoas acreditam e estão confiantes. Várias igrejas da cidade terão missa e procissões na rua com a imagem do santo. E como ele é o padroeiro do Ceará, é feriado nesta sexta e os fiéis terão o dia todo livre para rezar e pedir chuva.
No Maranhão, uma cidade deu até sobrenome para o santo: São José de Ribamar. Contam os historiadores que há 400 anos, os índios revoltados com a colonização entraram na igreja e roubaram as imagens. O grupo entrou no mar, veio uma tempestade muito forte e a canoa acabou virando. Todos afundaram, mas as imagens começaram a boiar. Por isso o nome "Ribamar".

O santo é adorado no estado. Dez por cento do eleitorado do Maranhão tem o nome dele. Dos 130 mil habitantes de São José de Ribamar, 7 mil assinantes da lista telefônica têm José na nomenclatura. De cada dez meninos que nascem lá, três ou quatro recebem o nome de José Ribamar. No santuário, teve missa pela manhã e haverá outras três celebrações durante o dia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 - Canal 9 News | Em uso no Blogger